Fundo
SGS logo SGS

A Segurança do trabalho na Construção Civil

Garantir a segurança do trabalhador da construção civil é garantir sucesso.

A Segurança do trabalho na Construção Civil

O setor da construção civil é grande e muito dinâmico, entre humanos e máquinas a segurança no trabalho torna-se um dos principais desafios no processo de uma obra. Mas com os avanços dos equipamentos e treinamentos, é possível criar um ambiente seguro para garantir o bem-estar de quem está trabalhando e o sucesso dos projetos.

A Importância da Segurança no Trabalho na Construção Civil

A segurança no setor da construção civil requer uma atenção redobrada, pois não por acaso é o setor com maiores índices de acidentes de trabalho em comparação com outros setores.

De acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o risco de acidentes fatais na construção civil é mais que o dobro da média de outras indústrias. E tudo isso é agravado pela falta de treinamento adequado, identificada como uma das principais causas de acidentes.

Normas e Mecanismos de Segurança na Construção Civil

É muito importante que todas as empresas do ramo da construção civil, tenham consciência da importância de assegurar ao trabalhador da construção civil todos os mecanismos e treinamentos disponíveis. Normas como a NR 18, que estabelece diretrizes para o planejamento e a administração de canteiros de obras, desempenham um papel crucial nesse contexto.

Além disso, programas como o PPRA e PCMAT, são essenciais para assegurar melhores condições de trabalho. O PCMAT estabelece parâmetros para proteção coletiva e individual para projetos com 20 ou mais trabalhadores. Já o PPRA visa identificar e controlar cenários de riscos ambientais.

É melhor Prevenir do que Remediar

A segurança do trabalho na construção é um desafio difícil e complexo, cada cenário exige uma dinâmica própria e presenteia toda a equipe envolvida com diversos imprevistos durante o processo. Por isso, ter trabalhadores preparados para encarar as adversidades com equipamentos de qualidade e treinamentos variados é um diferencial para empresas que visam sucesso em suas obras.

Na SGS construtora, a prevenção é uma prioridade constante, pois reconhecemos que nossa equipe é o alicerce principal dos nossos projetos corporativos e a chave para o sucesso do nosso propósito.

A Segurança do trabalho na Construção Civil
octágono

Hélice Contínua: uma técnica eficiente para a construção civil

A tecnologia que garante mais agilidade e segurança para grandes projetos

Hélice Contínua: uma técnica eficiente para a construção civil

O que é a Hélice Contínua?

A hélice contínua é conhecida por ser uma técnica de perfuração amplamente utilizada na construção civil para criar fundações profundas para diversas estruturas. Esse processo envolve uma broca especial com lâminas em espiral. Após perfurar o solo, ela cria uma cavidade contínua enquanto remove o solo. Essa técnica com a hélice permite que não seja necessário remover o solo escavado, tornando todo o processo muito mais eficiente.

Vantagens da Hélice Contínua

Eficiência: Com essa técnica, a conclusão das fundações é muito mais rápida.

Menos Impacto Ambiental: Há menos resíduos e menor impacto ambiental no local da construção.

Estabilidade e Resistência: A técnica da hélice contínua tem alta estabilidade e resistência, ideais para estruturas que exigem um suporte mais robusto.

Versatilidade: Essa técnica pode ser aplicada em uma variedade de tipos de solo, incluindo solos coesivos e não coesivos.

Segurança e Qualidade

Além de ser eficiente e versátil, a hélice contínua oferece segurança e qualidade. Todo o processo é monitorado de perto do início ao fim, minimizando falhas e garantindo a integridade das fundações ao longo do tempo.

Sua Obra é mais Eficiente com a Hélice Contínua

A técnica da hélice contínua representa um avanço na indústria da construção civil, oferecendo uma alternativa eficiente, segura e ambientalmente positiva para a criação de fundações sólidas. Na SGS Construtora, integramos essa técnica em uma variedade de projetos, incluindo obras industriais, comerciais e corporativas de alta complexidade, onde a robustez e a eficiência são requisitos essenciais.

Construção sustentável: uma aposta de economia para quem deseja empreender

Construções sustentáveis estão associadas à forma de construir em sintonia com o meio ambiente. Durante todo o processo, busca-se amenizar os impactos causados a natureza por meio de materiais reutilizáveis, como madeira reflorestada e tijolo de terra compactada (conheça outros materiais clicando aqui). Além disso, a construção sustentável garante maior economia para o empreendimento, com a utilização responsável de água e energia. De acordo com o Green Building Council Brasil, um projeto sustentável de estrutura média, pode reduzir até 40% o uso da água, 35% a emissão de CO2 e 65% o desperdício de materiais.

Quando comparada a projetos comuns, a construção verde exige um investimento mais alto, porém, ao longo do tempo se torna mais econômica. Isso porque sua estrutura visa aproveitar luz e ventilação natural, recorrendo a utilização de materiais específicos para isso, como janelas duplas ou telhados com solo e vegetação.

Outro benefício que a construção em prol da sustentabilidade oferece, é o aumento na qualidade de vida. Ao ter contato com um design verde ligado à natureza, as pessoas tendem a ter uma rotina menos estressante. Além disso, o conforto visual, térmico e olfativo aumenta, devido a inexistência de materiais tóxicos à saúde.

Uma edificação sustentável pode ser projetada tanto para moradias quanto para empresas. O empresário que opta por uma estrutura verde, permite tornar o espaço de trabalho mais harmônico, com uma equipe mais dinâmica e menores gastos de manutenção ao final do mês.

O Brasil se encontra em quarto lugar no ranking de construções sustentáveis, que reúne 165 países, é o que afirma o GBC. O primeiro prédio sustentável do país foi construído em 2004. Hoje, são 1.226 projetos registrados, sendo 404 deles certificados com o selo LEED, um dos principais selos de sustentabilidade emitido mundialmente. O empreendimento que recebe esse certificado é visto como um projeto de alta performance, sustentável e com reconhecimento internacional.

Com o aumento de investimentos na construção civil, é fundamental que profissionais envolvidos no processo construtivo incentivem a sustentabilidade. Segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, o setor civil é hoje um dos principais responsáveis pelos prejuízos ambientais, gerando anualmente 80 milhões de toneladas de resíduos e consumindo 75% dos recursos naturais e 20% de água nas cidades.

Percebendo os benefícios que uma construção sustentável oferece ao planeta e às pessoas, o que acha de optar por essa iniciativa? A SGS pode lhe ajudar! Solicite um contato clicando aqui.

Entenda o que é a tecnologia BIM usada na construção civil

A BIM – Building Information Modeling tem sido cada vez mais usada no setor de construção civil, confira a importância dessa tecnologia:

O que é o BIM?

O BIM é a sigla para o termo inglês Building Information Modeling (em português, Modelagem de Informação na Construção). Essa tecnologia tem sido cada vez mais utilizada no setor de construção civil, ela ajuda no planejamento do projeto e na execução da obra.

O decreto Nº 10.306, de 2 de ABRIL de 2020, estabeleceu a obrigatoriedade do uso dessa ferramenta em obras públicas, mas as grandes construtoras e prefeituras cada vez mais estão aderindo ao BIM. O artigo 4° determinou que sua implementação será de forma gradual, dividida em três fases. A primeira, ocorreu em 2021, a segunda fase ocorre em 2024, e a terceira fase será em 2028, cada fase terá ampliação do seu uso, conforme a normativa:

I – primeira fase – a partir de 1º de janeiro de 2021, o BIM deverá ser utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de grande relevância para a disseminação do BIM, nos termos do disposto no art. 10, e abrangerá, no mínimo:

a) a elaboração dos modelos de arquitetura e dos modelos de engenharia referentes às disciplinas de:

estruturas;

instalações hidráulicas;

instalações de aquecimento, ventilação e ar condicionado; e

instalações elétricas;

b) a detecção de interferências físicas e funcionais entre as diversas disciplinas e a revisão dos modelos de arquitetura e engenharia, de modo a compatibilizá-los entre si;

c) a extração de quantitativos; e

d) a geração de documentação gráfica, extraída dos modelos a que se refere este inciso;

II – segunda fase – a partir de 1º de janeiro de 2024, o BIM deverá ser utilizado na execução direta ou indireta de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras, referentes a construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de grande relevância para a disseminação do BIM, nos termos do disposto no art. 10, e abrangerá, no mínimo:

a) os usos previstos na primeira fase;

b) a orçamentação, o planejamento e o controle da execução de obras; e

c) a atualização do modelo e de suas informações como construído (as built), para obras cujos projetos de arquitetura e engenharia tenham sido realizados ou executados com aplicação do BIM;

III – terceira fase: a partir de 1º de janeiro de 2028, o BIM deverá ser utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras referentes a construções novas, reformas, ampliações e reabilitações, quando consideradas de média ou grande relevância para a disseminação do BIM, nos termos do disposto no art. 10, e abrangerá, no mínimo:

a) os usos previstos na primeira e na segunda fase; e

b) o gerenciamento e a manutenção do empreendimento após a sua construção, cujos projetos de arquitetura e engenharia e cujas obras tenham sido desenvolvidos ou executados com aplicação do BIM.

Avanços tecnológicos na construção civil

A construção civil vem passando por diversos avanços tecnológicos, atualmente existem diversos tipos de softwares que ajudam desde o projeto até as etapas finais da execução da obra. Esses programas ajudam a melhorar o serviço, cada vez mais as etapas ficam mais organizadas e menos complexas.

Muitas pessoas acham que o BIM é um tipo específico de software, mas, na verdade, ele pode ser usado em diferentes plataformas. Ele é um tipo de processos que são adotados, podendo ser aplicado em diferentes softwares, esses são alguns dos mais usados: Edificius, Revit, ArchiCAD, Vectorworks, SketchUp, Blender. No entanto, a utilização dessas ferramentas não garante um projeto BIM, e sim, a adesão de procedimentos específicos.

Em um processo BIM, os profissionais de diferentes áreas incluem os dados necessários, tornando o andamento do projeto mais íntegro e com melhor proveito. Diferentemente de métodos de compartilhamento de arquivos individuais, que são muito usados, nos quais cada profissional desenvolve o serviço de maneira individualizada.

Qual a importância dessa tecnologia?

A tecnologia BIM proporciona diversos benefícios para construção, por isso essa ferramenta é essencial para a execução de um projeto. O BIM tem a capacidade de estimar custos, analisar possíveis riscos e falhas, reduzir prazos, incluir dados simultaneamente, realizar testes virtuais, ter maior controle dos dados, entre outras funções.

Porém, é necessário evidenciar que para ter essas vantagens é preciso que o processo seja totalmente feito em BIM. Os mesmos profissionais, as ferramentas e os trabalhos realizados também são necessários no BIM, mas o trabalho é executado de maneira integrada e com consistência das informações ao longo do ciclo do projeto.

Uma das vantagens proporcionadas por essa ferramenta quando o ciclo de projeto é respeitado e devidamente desenvolvido é a economia de tempo e de custos da obra. Segundo o Sienge, fornecedora de solução para construção civil, o uso do BIM possibilita poupar até 40% no tempo de concepção e orçamentação em processos avançados de projetos, comparados ao método tradicional. De acordo com Sonia Keiko, vice-presidente de Novos Negócios e Inovação da Engemon, o método também pode reduzir uma média de 9,7% dos custos totais de uma construção.

Além disso, quando existe um processo de projetos é possível ter muito mais produtividade, os prazos são cumpridos com tranquilidade e traz mais satisfação ao cliente. Mas quando é feito somente o desenvolvimento unilateral das disciplinas, normalmente, os ganhos são reduzidos.

Construa com a SGS Construtora

A SGS Construtora é uma empresa comprometida com o desenvolvimento da sociedade e sustentabilidade e segurança, contamos com soluções sustentáveis, ágeis e eficientes. Estamos sempre por dentro das novidades do mercado para proporcionar aprimoramentos para a sua obra.

Atuamos no ramo de Engenharia e Construção, com negócios focados no segmento corporativo, proporcionamos construções responsáveis e com muita inovação. Os nossos especialistas estão prontos para te atender, solicite um orçamento agora mesmo, clicando aqui.

O que é uma obra Turn Key?

Você sabe o que é uma obra com contrato Turn Key?

A obra Turn Key surgiu para facilitar a vida das empresas e simplificar a relação entre contratante e contratado.

Na tradução do inglês, a expressão “turn key” significa chave na mão, onde depois de assinado o contrato, o contratante não precisará mais se preocupar com o projeto e com o planejamento da execução. Será uma responsabilidade da empresa fechar com fornecedores e garantir o desenvolvimento correto da ideia original.

Portanto, podemos dizer que nesse modelo de construção o cliente receberá tudo pronto, para “virar a chave” quando o serviço estiver concluído. É um sistema que vem ganhando popularidade, principalmente em obras corporativas, onde o interessado possui pouco tempo disponível ou já teve experiências ruins em fazer cada etapa por conta própria. Mas quais são as vantagens deste sistema? Confira:

– A responsabilidade é centralizada, já que apenas uma empresa será a responsável por todas as fases da obra;

– Não será necessário fazer um projeto para a compra de material;

– O tempo de serviço é reduzido e o projeto fica mais ágil;

– O contratante não precisa se preocupar com os recursos utilizados e nem com o andamento das etapas;

– O orçamento é fechado de uma forma diferenciada, gerando mais garantia para o cliente;

– A empresa que projeta a construção é a mesma que compra os suprimentos e faz a contratação de terceiros caso seja necessário, portanto tudo sai como o esperado.

Com isso, o regime de contrato Turn Key é uma simplificação mais do que bem-vinda para o setor construtivo. Além de ganhar segurança jurídica, as empresas se beneficiam de maior agilidade e eficácia operacional. O único cuidado é buscar parceiros de confiança e manter a gestão da obra em dia.

Na foto em destaque temos a Cooper Fronteira Sul, localizada em Iporã do Oeste (SC). Uma obra Turn Key que conta com a execução do projeto, obra até a entrega de chaves ao proprietário. Além de uma ótima localização, a Cooper Fronteira Sul possui um total de área construída de 2.212,21m², que comporta 4 tanques de combustível subterrâneos com capacidade de armazenamento total de 120.000 litros.

Conheça nossas obras pelo catálogo online no link. CLIQUE AQUI e confira!

Drone: como essa ferramenta auxilia na construção e traz benefícios para o cliente

Atualmente falar em drones não é mais uma coisa de outro mundo, mas você já imaginou que esse recurso é utilizado na construção civil? Essa ferramenta passou a ser utilizada nos últimos anos devido a popularização dos valores, atrelado ao custo benefício que proporciona, além de sua fácil locomoção.

Na construção civil os drones podem ser utilizados de diversas formas, tendo o objetivo de otimizar o tempo e trazer benefícios tanto na elaboração dos projetos como na edificação. Abaixo separamos algumas situações em que esse recurso tecnológico pode contribuir para a engenharia. Confira!

Mapeamento

A pouco tempo o levantamento topográfico e o mapeamento de áreas eram feitos através de uma equipe que se deslocava até o local para realizar anotações e medições. Esses profissionais utilizavam o topógrafo e entre outros recursos, porém essa técnica necessita de mão de obra especializada e dependendo do tamanho da obra despendia muito tempo.

Outro fator que costumava ocorrer era a contratação de aeronaves para sobrevoar a localidade e coletar imagens, porém utilizar esse recurso se tornava uma alternativa com um custo muito elevado. Com a chegada dos drones o mapeamento é feito de forma mais simples e rápida, já que o equipamento é capaz de alcançar altitudes maiores ou menores, dependendo das especificações e terreno.

Acompanhamento

Os engenheiros e gestores de obras podem realizar o acompanhamento e monitoramento com a utilização de drones. Ao usar essa ferramenta, os profissionais conseguem visualizar melhor o andamento, o cumprimento do cronograma e orçamento definido. Além disso, é possível planejar melhor a logística do local e das equipes no momento de transportar materiais para que não ocorram atrasos ou equipes fiquem paradas por muito tempo.

Inspeção e segurança

Os drones também vieram para somar na hora de realizar inspeções, diminuindo os riscos relacionados a altura e locais de difícil acesso ou perigosos. Com essa ferramenta os acidentes de trabalho em muitas construções baixaram significativamente.

Ao utilizar os drones, os canteiros de obras passaram a ter mais segurança, pois muitas atividades anteriormente realizadas por pessoas como o rapel e escalada, agora são realizadas por esses equipamentos. Outro ponto que essa tecnologia contribui é na inspeção que precisa ser feita entre 12 e 18 meses. Os drones são capazes de levar câmeras para fotografar e filmar, além de permitir o uso de equipamentos térmicos que conseguem detectar calor, podendo diagnosticar a sobrecarga em estruturas e máquinas.

Experiência do cliente

A experiência e a qualidade podem ser fatores fundamentais na hora da compra ou de realizar o fechamento de uma construção. O cliente precisa ter interesse em fechar uma obra com a empresa, ter o desejo de realizar esse sonho e optar por comprar um imóvel ou contratar a construção do empreendimento.

Todas as etapas citadas exigem do vendedor jogo de cintura, mas prezar pela experiência do cliente pode ser a solução. Muitas construtoras utilizam os drones para fazer fotos e vídeos nos canteiros de obras para que os clientes consigam se sentir no local, transmitindo maior segurança. Outras ainda mantêm uma espécie de newsletter, enviando mensalmente fotos sobre o andamento da obra para seus clientes.

A tecnologia utilizada de forma correta pode ser peça chave na hora de realizar o fechamento de uma obra ou compra de imóvel!

Os drones são ferramentas que auxiliam em diversas áreas da construção, desde estudos, levantamentos, insolação do local, marketing entre outros. Com essas informações é possível notar como essa tecnologia pode ser essencial para a construção civil e canteiro de obras.

A SGS utiliza essa tecnologia, além de diversas ferramentas como o BIM. Saiba mais sobre como a SGS Construtora pode ajudar você!

Método Cumbuca – Promovendo o Aprendizado

Na SGS Construtora, compreendemos que o conhecimento é a base do nosso sucesso. Valorizamos a constante busca por aprimoramento e capacitação de nossa equipe, pois sabemos que profissionais bem preparados resultam em projetos bem-sucedidos. É por isso que aplicamos o Método Cumbuca, uma poderosa ferramenta de desenvolvimento profissional criada por Vicente Falconi, em nossa cultura organizacional.

O Método Cumbuca é uma abordagem inovadora que visa promover a cultura da leitura e do estudo em grupo, independentemente do setor em que nossos colaboradores atuem. Esta metodologia não apenas incentiva o aprendizado, mas também contribui para o treinamento profissional, capacitação e engajamento da equipe.

A essência desse método reside na seleção de tópicos específicos, relacionados aos objetivos de nossa empresa, que são abordados e discutidos em equipe com base na leitura de livros que abordam o tema em questão. A cada sessão, um dos membros do grupo é escolhido aleatoriamente na “cumbuca” para liderar a discussão e fazer a conexão entre a teoria e a prática no contexto de nossa empresa. Essa abordagem não apenas fortalece o comprometimento de nossos colaboradores com a aquisição de conhecimento, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais no ambiente corporativo. Promovemos a construção coletiva do conhecimento, por meio de debates e reflexões ricas e proveitosas. O Método Cumbuca defende a ideia de que os livros são fontes primordiais de sabedoria, e por isso devem ser acessíveis a todas as pessoas, de modo que o conhecimento seja absorvido e aplicado na realidade organizacional.

Na SGS Construtora, entendemos que o aprendizado contínuo é essencial. Por isso, incentivamos nossos colaboradores a cultivar o hábito da leitura e nos esforçamos para que estejam sempre técnicos e emocionalmente preparados para entregarem o seu melhor todos os dias. O Método Cumbuca é apenas um dos muitos caminhos que trilhamos para aprimorar nossos profissionais e garantir a excelência em nossos projetos. Afinal, o nosso maior valor é o conhecimento e sua busca constante.