

Drone: como essa ferramenta auxilia na construção e traz benefícios para o cliente
Atualmente falar em drones não é mais uma coisa de outro mundo, mas você já imaginou que esse recurso é utilizado na construção civil? Essa ferramenta passou a ser utilizada nos últimos anos devido a popularização dos valores, atrelado ao custo benefício que proporciona, além de sua fácil locomoção.
Na construção civil os drones podem ser utilizados de diversas formas, tendo o objetivo de otimizar o tempo e trazer benefícios tanto na elaboração dos projetos como na edificação. Abaixo separamos algumas situações em que esse recurso tecnológico pode contribuir para a engenharia. Confira!
Mapeamento
A pouco tempo o levantamento topográfico e o mapeamento de áreas eram feitos através de uma equipe que se deslocava até o local para realizar anotações e medições. Esses profissionais utilizavam o topógrafo e entre outros recursos, porém essa técnica necessita de mão de obra especializada e dependendo do tamanho da obra despendia muito tempo.
Outro fator que costumava ocorrer era a contratação de aeronaves para sobrevoar a localidade e coletar imagens, porém utilizar esse recurso se tornava uma alternativa com um custo muito elevado. Com a chegada dos drones o mapeamento é feito de forma mais simples e rápida, já que o equipamento é capaz de alcançar altitudes maiores ou menores, dependendo das especificações e terreno.
Acompanhamento
Os engenheiros e gestores de obras podem realizar o acompanhamento e monitoramento com a utilização de drones. Ao usar essa ferramenta, os profissionais conseguem visualizar melhor o andamento, o cumprimento do cronograma e orçamento definido. Além disso, é possível planejar melhor a logística do local e das equipes no momento de transportar materiais para que não ocorram atrasos ou equipes fiquem paradas por muito tempo.
Inspeção e segurança
Os drones também vieram para somar na hora de realizar inspeções, diminuindo os riscos relacionados a altura e locais de difícil acesso ou perigosos. Com essa ferramenta os acidentes de trabalho em muitas construções baixaram significativamente.
Ao utilizar os drones, os canteiros de obras passaram a ter mais segurança, pois muitas atividades anteriormente realizadas por pessoas como o rapel e escalada, agora são realizadas por esses equipamentos. Outro ponto que essa tecnologia contribui é na inspeção que precisa ser feita entre 12 e 18 meses. Os drones são capazes de levar câmeras para fotografar e filmar, além de permitir o uso de equipamentos térmicos que conseguem detectar calor, podendo diagnosticar a sobrecarga em estruturas e máquinas.
Experiência do cliente
A experiência e a qualidade podem ser fatores fundamentais na hora da compra ou de realizar o fechamento de uma construção. O cliente precisa ter interesse em fechar uma obra com a empresa, ter o desejo de realizar esse sonho e optar por comprar um imóvel ou contratar a construção do empreendimento.
Todas as etapas citadas exigem do vendedor jogo de cintura, mas prezar pela experiência do cliente pode ser a solução. Muitas construtoras utilizam os drones para fazer fotos e vídeos nos canteiros de obras para que os clientes consigam se sentir no local, transmitindo maior segurança. Outras ainda mantêm uma espécie de newsletter, enviando mensalmente fotos sobre o andamento da obra para seus clientes.
A tecnologia utilizada de forma correta pode ser peça chave na hora de realizar o fechamento de uma obra ou compra de imóvel!
Os drones são ferramentas que auxiliam em diversas áreas da construção, desde estudos, levantamentos, insolação do local, marketing entre outros. Com essas informações é possível notar como essa tecnologia pode ser essencial para a construção civil e canteiro de obras.
A SGS utiliza essa tecnologia, além de diversas ferramentas como o BIM. Saiba mais sobre como a SGS Construtora pode ajudar você!