As cisternas são reservatórios para captar, armazenar e conservar água, incluindo a água da chuva e a água de reuso. Elas são encontradas em modelos de alvenaria, fibra de vidro e plástico.
A cisterna é um utensílio que possibilita uma economia de água de até 50% no valor da conta, viabilizando o aproveitamento tanto da água da chuva quanto a água cinza (um tipo de água de reuso proveniente de banhos, máquinas de lavar roupa e lavatório). A água coletada da chuva pode servir para limpar o quintal, regar as plantas, dar descarga e com o tratamento correto, pode até se transformar em água potável. Além de reduzir os impactos ambientais, você economiza na conta.
Indiretamente, por meio da cisterna, você alivia a pressão sobre os mananciais. A captação da água da chuva, no entanto, precisa ser feita de modo seguro, os locais de armazenamento devem ser vedados para evitar a contaminação e a proliferação do mosquito da dengue e de outros insetos. Muitos modelos de cisterna garantem essa vedação e segurança contra os vetores de doenças.
A água da chuva é levada pelas calhas a um filtro onde as impurezas, como folhas e galhos, são eliminados. Poupar água é uma atitude ambientalmente amigável, reduz gastos e ajuda a preservar os recursos hídricos. Além de minimizar o volume de água destinado ao tratamento de esgoto e reduz o valor da sua conta de água pela metade.
Além disso, o Brasil está prestes a dar um importante passo rumo à sustentabilidade. Tramita no Senado Federal o projeto de lei que torna obrigatória a instalação de equipamento para a captação e reuso não potável de água da chuva em novas construções, residenciais, comerciais e industriais, público e privado.
Por isso é tão importante o uso de cisternas, uma solução prática e eficiente que gera benefício tanto para a natureza quando para o bolso. E você, já faz o uso de cisternas em sua casa ou trabalho?